terça-feira, 30 de março de 2010

A música francisquense ecoando no Teatro Acústico

.

Aconteceu no dia 28 de março, domingo, a primeira edição do Teatro Acústico, realizado pela Ecos Associação Cultural do Rock Francisquense, com apoio da Fundação Cultural de São Francisco do Sul.

O evento, que rolou no Cine Teatro X de Novembro, contou com a presença de representantes de diversas vertentes da cena musical francisquense.

A noite teve início com o blueseiro Pedro Blu, que começou fazendo uma homenagem ao seu pai, Jorge, tocando uma música feita a partir de um poema dele, seguida de uma versão de uma das suas músicas favoritas, continuando seu show com músicas de seu repertório de músicas próprias, como a bluesera "Não vou mais voltar". No final, a ácida "Puro Aço", de autoria de Paulo Reis, música que tocavam na época da Resitência Líquen.

Na sequência veio o rock da banda Refugio. No repertório canções próprias com muito conteúdo, com destaque para o peso do contrabaixo e bateria, as melodias de violão e letras inteligentes e com muita alma. Além das próprias, versões de grandes ícones do rock brasiliense dos anos 80, como a homenagem à Legião Urbana, e canções do grunge americano, como o Foo Fighters.

Seguindo as apresentações, o duo Otiaju trouxe ao palco a mistura de ritmos e o encantamento da dupla, que aposta na fusão de ritmos como rock, samba, maracatu, flamenco, surf music, reggae, em músicas vibrantes. A versatilidade de Julia, seja no pandeiro - seu instrumento preferencial - seja nas castanholas, tambor ou cajón, trouxeram à miscelânea de composições de Tiago os elementos necessários para a criação dos mais variados climas dentro de um mesmo show. Suas músicas próprias, com este mosaico de estilos e ritmos, mostraram ao público histórias de amor de uma forma bem humorada - "Samba Blues" e "Cinderela"-, e filosofia de vida -"Siga em frente", "Da cor do verão" e "Que assim seja". Das versões, também na mesma pegada, foram tocadas músicas de Gilberto Gil, Chico Science e Pink Floyd.

Finalizando a noite rolou uma Jam Session entre os músicos que subiram ao palco anteriormente. Tocando no improviso, Pedro Blu, Refugio e Otiaju, apresentaram clássicos do rock'n'roll, para delírio do pequeno público que compareceu ao Cine Teatro para prestigiar nossos artistas e curtir uma bela noite de espetáculos.

Durante os agradecimentos, Tiago Constante, organizador do evento, aproveitou a oportunidade para convocar os artistas e amantes da arte a unirem-se para fazer a cena artística francisquense caminhar, passo a passo, buscando mais oportunidades e incentivo, pois somente no coletivo haverá a chance da arte na ilha florescer.

Teatro Acústico é um evento organizado pela Ecos Associação Cultural do Rock Francisquense e tem o apoio da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul. Agradecemos a todas as pessoas que fizeram parte deste evento, seja em cima do palco, nos bastidores ou na platéia. Este foi o primeiro evento organizado pela Ecos este ano, que promete ser de crescente agitação cultural aqui em São Chico.

Por Tiago Constante



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário